Exclusiva

Presidente do CVG-SP fala sobre desafios do seguro de vida no workshop do CSP-MG

10/08/2021

O CVG-SP marcou presença no XII Workshop 2021 “Conhecer para Proteger”, realizado pelo Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG), no dia 3 de agosto. Marcos Kobayashi, presidente do CVG-SP e diretor Comercial Nacional Vida da Tokio Marine Seguradora, participou da penúltima live da série ao lado do presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello, e de outros convidados.

O crescimento do seguro de vida durante a pandemia foi um dos assuntos comentados por Kobayashi, que atribuiu o aumento de vendas à mudança na percepção de risco da população. Segundo ele, o ramo, que já apresentava crescimento contínuo nos últimos anos, ganhou maior exposição durante a pandemia. “As pessoas estão mais atentas para a necessidade de investir no planejamento pessoal, financeiro e familiar, e esse aprendizado será perpetuado por muitos anos”, disse.

Para o presidente do CVG-SP, o mercado de seguros demonstrou a sua solidez ao garantir riscos e proteger a sociedade neste momento trágico da pandemia. Mas, ele alertou que outros desafios virão na esteira de mudanças substanciais que impactarão o mercado, como a oferta de novos produtos, precificação, subscrição de riscos, sustentabilidade etc. “Os desafios são muitos e todos do mercado devem ficar atentos”, disse.

O aumento da sinistralidade do seguro de vida como consequência dos sinistros causados pela covid-19 foi um dos assuntos debatidos pelos convidados. Desde o ano passado, boa parte das seguradoras que atua no segmento de seguro de pessoas decidiu cobrir os sinistros de covid-19, apesar de a pandemia ser um risco tradicionalmente excluído das apólices de seguro de vida.

Uma das soluções para equilibrar as contas, segundo Kobayashi, é a redução das despesas administrativas e operacionais. Para os corretores de seguros, ele ressaltou que o desafio será prospectar novos clientes e atuar como verdadeiros consultores, avaliando o perfil e as necessidades de cada um para ofertar a melhor proteção.

Nesse aspecto, o presidente do CVG-SP destacou a necessidade de capacitação técnica contínua para todos os profissionais que atuam na linha de frente do seguro de pessoas. Ele colocou à disposição do mercado a experiência de 40 anos da entidade na área de formação profissional. “O CVG-SP está empenhado em oferecer as técnicas e conhecimentos necessários para o desenvolvimento do mercado”, disse.

A penúltima edição do workshop também contou com a participação do professor e consultor Maurício Tadeu Barros Morais, da vice-presidente Executiva do Seguro PASI, Fabiana Resende, do titular da Phoenix Minas Assessoria de Seguros, Geraldo Andrade, e de outros representantes da Tokio Marine Seguradora, dentre eles a diretora Regional Andreia Padovani, o gerente Executivo da Sucursal BH Oswaldo Cesar Moreira Leão e a gerente de Seguros de Pessoas Rosangela Spak.

 

Fonte: CVG-SP (com informações do CSP-MG)