Destaque

SulAmérica celebra 125 anos de existência

07/12/2020

No dia 5 de dezembro, a SulAmérica completou 125 anos de existência. A ocasião foi marcada pelo novo conceito que permeia os negócios da companhia e reforça a relação com seus clientes e parceiros: Saúde Integral. Trata-se de uma visão que une sob uma mesma perspectiva saúde física, emocional e financeira. Gabriel Portella, presidente da SulAmérica, explica que o conceito não é um reposicionamento da marca, mas uma mudança cultural.

"Acreditamos que para ter o equilíbrio necessário para viver de forma plena no presente e no futuro, com autonomia e segurança, é preciso que a saúde física, emocional e financeira caminhem em harmonia", afirma Gabriel Portella. Segundo o executivo, essa proposta é inédita no setor e muda a forma como o mercado segurador costuma trabalhar.

A SulAmérica também celebrou a data com uma live dupla, no dia 6 de dezembro, que contou com as participações da Orquestra Ouro Preto e de Alceu Valença. A companhia patrocina a academia da orquestra, que é composta por jovens músicos bolsistas. Na ocasião, eles executaram As Quatro Estações, de Vivaldi, diretamente da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG). Já o cantor Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto se apresentaram na Casa da Ópera, também na cidade mineira.

Trajetória

No dia 5 de dezembro de 1895, na cidade do Rio de Janeiro, Dom Joaquim Sanchez de Larragoiti, um homem de espírito empreendedor e cosmopolita, fundou a Sul América Companhia Nacional de Seguros de Vida. Dois anos mais tarde, fundou a primeira sucursal no exterior, na cidade de Buenos Aires, na Argentina.

Em 1913, com a aquisição da Anglo Sul Americana, Sociedade de Seguros e Resseguros Terrestres e Marítimos (que depois passaria a se chamar SATMA), a empresa começou a atuar também na área de seguros terrestres e marítimos em 11 capitais. Pouco depois, em 1918, lançou o Seguro de Sócios, Patrões e Empregados, a primeira forma de seguro de vida em grupo do mercado brasileiro.

Nos anos de 1970, a empresa iniciou suas atividades no segmento de Seguro Saúde e, em 1977, firmou parceria com a empresa alemã Gerling Konzern para atuar no ramo de Seguros Industriais. Com a enorme expansão do grupo, foi criada em 1978 a SulAmérica S.A., que passou a ser a holding do grupo financeiro.

A década de 1980 foi marcada pela criação da Sul América Serviços Médicos, seguida, em 1987 pela Sul América Previdência Privada S.A (Sulaprevi) e, em 1989, pelo Seguro Sul América Saúde, o primeiro de seu gênero no país.

Em 1996, com a fundação da Sul América Gestão de Ativos (atual SulAmérica Investimentos), a empresa passou a atuar na administração de recursos de terceiros, expandindo assim ainda mais seus negócios. Anos mais tarde, a SulAmérica firmou parceria com o grupo financeiro holandês ING GROUP. Em 2013, a família Larragoiti assumiu 100% da Sulasapar, holding do grupo SulAmérica, adquirindo a parcela do grupo holandês ING.

Atualmente, a SulAmérica se dedica a entregar Saúde Integral para seus mais de 7 milhões de clientes por meio de produtos e serviços de Saúde, Odonto, Vida, Previdência e Investimentos. A companhia tem como missão melhorar a vida das pessoas, oferecendo apoio, segurança e autonomia em cada momento e decisão de saúde física, emocional e financeira.

Para isso, conta com mais de 4 mil colaboradores engajados e comprometidos, além de uma rede de distribuição com milhares de corretores de seguros em todo o Brasil. Em 2019, a companhia registrou receitas operacionais de R$ 22,3 bilhões, além de mais de R$ 45 bilhões sob gestão de sua asset.

Fonte: CVG-SP