Destaque

Reforma da Previdência é uma das questões atuais debatidas no curso CPP

25/03/2019

Estudo do tema é importante para os alunos desenvolverem análise crítica e refletirem sobre o futuro do país, diz a instrutora Ana Ferraz.

Com inscrições abertas para as turmas de maio, o curso Certificação Técnica em Previdência Privada (CPP), oferecido pelo CVG-SP, dispõe de um programa curricular abrangente. Em 40 horas/aulas, o curso trata da Previdência Social e a complementar, os regimes financeiros, as tábuas atuariais, provisões técnicas e outras questões da área.

“O CPP contextualiza o aluno sobre a importância e os objetivos da Previdência Social e o papel complementar da previdência privada. A partir desse contexto são explorados os aspectos técnicos, o funcionamento das entidades, dos planos, aspectos atuariais e os direitos do consumidor, tema de fundamental importância no segmento aberto de previdência”, diz a instrutora Ana Ribeiro Ferraz.

Com a experiência profissional de quem comanda a área de Demandas Regulatórias de uma seguradora de grande porte, Ana Ferraz, que também é coautora do livro Curso de Previdência Complementar, considera importante trazer para a sala de aula alguns temas atuais, como a reforma da Previdência.

Segundo a instrutora, outros temas inerentes à reforma da Previdência estão compreendidos no curso CPP, como, por exemplo, o regime de capitalização, obrigatório no segmento de previdência complementar. “O estudo dessas questões contribui para uma análise crítica do cenário nacional e estimula a reflexão sobre o que desejamos para o futuro do nosso país e das próximas gerações”, diz.

De acordo com Ana Ferraz, a fórmula tem dado resultado e agradado aos alunos. Tanto que uma pesquisa de satisfação realizada no ano passado, no início e no final do curso, indicou o nível ótimo de aceitação e avaliação. Foi solicitado aos alunos que indicassem, numa escala de 1 a 10, o seu nível de conhecimento sobre previdência complementar no primeiro dia de aula. A pesquisa foi repetida no último dia e os resultados foram surpreendentes.

“No início, os alunos se avaliaram com uma nota média de 3,6. Ao final, a auto avaliação indicou uma nota média de 8,6, materializando a assimilação do conteúdo, confirmada pelo alto índice de certificação”, diz.

 

Próxima turma do CPP - Certificação Técnica em Previdência Privada

Período: de 4/05 a 13/07

Dias: sábados – 4, 11, 18 e 25/05; 1, 8, 15 e 29/06; 6 e 13/07 (exame)

Horário: 8h30 as 12h30. Carga horária: 40 horas

Local: FECAP – Av. Liberdade, 532, Sala 233-C (ao lado do Metrô Liberdade)

Inscrições: até 19 de abril ou término das vagas

Para saber mais sobre o próximo curso CPP, clique aqui

Fonte: CVG-SP