Destaque

Associada Aniversariante: Porto Seguro completa 75 anos

09/09/2020

A Porto Seguro, uma das primeiras associadas do CVG-SP, que integra o quadro de beneméritas desde 1981, completou 75 anos de existência no dia 27 de agosto. Hoje, a Porto Seguro está entre as maiores seguradoras do país, ocupando a primeira posição nos ramos de seguro Auto e Residência. Atualmente, a empresa possui quase 8,4 milhões de clientes únicos, 12,9 mil funcionários, cerca de 10 mil prestadores e 36,4 mil corretores parceiros.

A companhia tem ainda 101 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. O Grupo Porto Seguro é formado por 27 empresas – entre elas Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência, Porto Seguro Saúde e Porto Seguro Uruguai – que atuam nos mais diversos ramos como seguros, produtos financeiros, serviços de emergência e conveniência, proteção e monitoramento, plano de saúde para Pets, entre outros. Em 2019, o lucro líquido da companhia foi de R$ 1,387 bilhão.

História

A Porto Seguro Cia. de Seguros Gerais foi fundada em 1945 pelos diretores e acionistas do Banco Brasileiro de Descontos (Bradesco), José Alfredo de Almeida, José da Cunha Júnior, José Andrade de Sousa e Amador Aguiar, diretor gerente do banco. A companhia iniciou suas atividades, com apenas 50 funcionários.

Em 1972, após se desligar do Grupo Atlântica Boavista de Seguros, Abrahão Garfinkel assumiu o controle acionário da companhia. A mudança da matriz para a nova sede própria na Avenida Rio Branco foi realizada em 1976. O espaço abrigava os 263 funcionários, que ocupavam oito dos treze andares do novo prédio.

Com o falecimento de Abrahão Garfinkel, em 1978, sua esposa, Rosa Garfinkel, é eleita para substituí-lo. Jayme Brasil Garfinkel, seu filho, passa a ser vice-presidente executivo. Em 1983, a Porto Seguro chega a 700 funcionários em seu quadro. A década de 90 foi marcada pela criação do produto “Porto Seguro Saúde”, seguro que proporciona atendimento médico, laboratorial e hospitalar aos segurados, e pela constituição da Porto Seguro Vida e Previdência S.A.

Em 2010, a empresa lançou o produto “Porto Seguro Acidentes Pessoais Viagem”, para proteger os segurados em suas viagens nacionais e internacionais. Três anos depois, a Porto Seguro inaugurou sua atual sede na Alameda Barão de Piracicaba, região dos Campos Elíseos, em São Paulo (SP). Mais tarde, em 2015, o edifício recebe o nome de Rosa Garfinkel, presidente de Honra e esposa de Abrahão Garfinkel, fundador da Porto Seguro.

Em 2019, a Porto Seguro anunciou a saída de Jayme Garfinkel da presidência do Conselho de Administração da companhia, após 47 anos no cargo. O filho Bruno Garfinkel assumiu o cargo, após atuar por 15 anos na empresa.

 

Fonte: CVG-SP