Clipping

SulAmérica comemora 126 anos

10/12/2021

A SulAmérica – maior companhia de seguros independente do Brasil – completou, no dia 5 de dezembro, 126 anos de história. Com foco em Saúde Integral, a companhia evolui a cada ano, buscando sempre oferecer os melhores produtos e serviços de Saúde, Odonto, Vida, Previdência e Investimentos aos seus mais de 7 milhões de clientes em todo o país. 

Ao longo desse mais de um século, a SulAmérica vem unindo inovação e tecnologia com foco na melhoria de vida e experiência de seus clientes, colaboradores, parceiros e corretores – uma empresa digital na essência, mas cuidadosa no contato e visionária no olhar. Para isso, conta com mais de 4 mil colaboradores engajados e comprometidos, além de uma rede de distribuição com milhares de corretores de seguros em todo o Brasil.   

Trajetória

No dia 5 de dezembro de 1895, na cidade do Rio de Janeiro, Dom Joaquim Sanchez de Larragoiti, um homem de espírito empreendedor e cosmopolita, fundou a Sul América Companhia Nacional de Seguros de Vida. Dois anos mais tarde, fundou a primeira sucursal no exterior, na cidade de Buenos Aires, na Argentina.

Em 1913, com a aquisição da Anglo Sul Americana, Sociedade de Seguros e Resseguros Terrestres e Marítimos (que depois passaria a se chamar SATMA), a empresa começou a atuar também na área de seguros terrestres e marítimos em 11 capitais. Pouco depois, em 1918, lançou o Seguro de Sócios, Patrões e Empregados, a primeira forma de seguro de vida em grupo do mercado brasileiro.

Nos anos de 1970, a empresa iniciou suas atividades no segmento de Seguro Saúde e, em 1977, firmou parceria com a empresa alemã Gerling Konzern para atuar no ramo de Seguros Industriais. Com a enorme expansão do grupo, foi criada em 1978 a SulAmérica S.A., que passou a ser a holding do grupo financeiro.

A década de 1980 foi marcada pela criação da Sul América Serviços Médicos, seguida, em 1987 pela Sul América Previdência Privada S.A (Sulaprevi) e, em 1989, pelo Seguro Sul América Saúde, o primeiro de seu gênero no país.

Em 1996, com a fundação da Sul América Gestão de Ativos (atual SulAmérica Investimentos), a empresa passou a atuar na administração de recursos de terceiros, expandindo assim ainda mais seus negócios. Anos mais tarde, a SulAmérica firmou parceria com o grupo financeiro holandês ING GROUP. Em 2013, a família Larragoiti assumiu 100% da Sulasapar, holding do grupo SulAmérica, adquirindo a parcela do grupo holandês ING.

Em 2020, - SulAmérica conclui diversos movimentos estratégicos relevantes, vendendo a carteira de capitalização e a sua participação minoritária na Caixa Capitalização S.A. para Icatu. Vendeu também as operações de Auto e Massificados para a Allianz e comprou a Paraná Clínicas, além de adquirir 25% da plataforma digital de investimentos Órama.

Com a pandemia, a seguradora lançou as campanhas #AosQueSalvamVidas e #CuidadoQueNosUne e fez doações para apoiar o combate à COVID-19 (construção de hospitais de campanha, reforma de leitos, compra de EPIs e pesquisas).

A SulAmérica lançou nesse período o Saúde na Tela, plataforma inovadora de telemedicina, a partir de uma evolução do serviço Médico na Tela (lançado no ano anterior). Além de médicos de mais de 40 especialidades, inclui psicólogos e outros profissionais da saúde. No ano passado, a empresa promoveu a 15ª edição do programa Corretor Nova Geração, desta vez em formato online. Em dezembro, anunciou novo posicionamento de marca, a partir do conceito de Saúde Integral, e fortalecimento do propósito da companhia de melhorar a vida das pessoas.

Neste ano, em março, Gabriel Portella encerrou uma bem-sucedida trajetória na liderança da SulAmérica, assumindo posição como conselheiro da companhia. Ele conduziu a transição do cargo para Ricardo Bottas, executivo na SulAmérica desde 2015, que atuou como diretor financeiro e, a partir de 2017, como vice-presidente de Controle, Relações com Investidores, Projetos e Estratégia.

 

Fonte: SulAmérica