Clipping

CVG-SP participa do 24º Encontro Nacional FenaPrevi

26/02/2020

O presidente do CVG-SP, Silas Kasahaya, marcou presença no 24º Encontro Nacional FenaPrevi, realizado entre os dias 13 e 16 de fevereiro, na Praia do Forte, na Bahia. O encontro reuniu lideranças do mercado securitário e previdenciário, representantes do governo federal e de órgãos internacionais.

Com enfoque na reforma da Previdência, foram discutidos durante os três dias de evento temas fundamentais para os setores de seguros e previdência, como os novos cenários demográfico, econômico e regulatório. A agenda comum entre as entidades abertas e fechadas de previdência foi uma das questões em pauta, com destaque para o seguro longevidade para fundos de pensão, produto comercializado em outros países e que deverá chegar ao Brasil.

O evento também debateu os atuais sistemas de previdência, o papel social do seguro de pessoas e a visão de órgãos nacionais e internacionais. No painel “Demografia e longevidade: impactos para a sociedade”, o presidente do Centro Internacional de Longevidade, Alexandre Kalache apontou os quatro capitais que precisam ser acumulados para um envelhecimento ativo: saúde, conhecimento, social e financeiro.

O especialista também alertou para o problema da desigualdade entre gêneros. Ele chamou a atenção para a necessidade de se olhar com mais atenção a precarização da renda da parcela mais vulnerável da população, particularmente, as mulheres com menos educação formal e com maior número de filhos. No painel que tratou do novo modelo de Previdência, as lideranças defenderam maior harmonização entre os diferentes regimes e a necessidade de levar a proteção ao maior número de pessoas possível.

Além do presidente do CVG-SP e de outras lideranças do setor de seguros, o 24º Encontro Nacional FenaPrevi contou com a participação do subsecretário de Política Microeconômica e Financiamento da Infraestrutura do Ministério da Economia, Pedro Calhman; o subsecretário de Previdência Complementar do Ministério da Economia, Paulo Valle; o superintendente substituto da Susep, Rafael Scherre; e o superintendente substituto da Previc, Carlos Marne Dias Alves.

Para Silas Kasahaya, a realização do encontro marca a excelente iniciativa da FenaPrevi de retomar esse formato de evento, que nesta edição teve como um dos pontos altos a homenagem aos doze ex-presidentes da entidade, desde 1975, dos quais cinco em memória.

O presidente do CVG-SP também elogiou a qualidade das palestras e destacou o debate em torno da longevidade como um dos temas mais importantes. “Ficou evidente o grande impacto que a longevidade trará ao mercado de seguros e previdência e que ainda teremos pela frente muitos estudos para ajustar, em um futuro próximo, nossos produtos e processos”, disse.

Foto: Silas Kasahaya e Jorge Nasser

Fonte: CVG-SP