Destaque

Associada Aniversariante: Capemisa chega aos 60 anos

03/08/2020

A Capemisa Seguradora, uma das beneméritas do CVG-SP, completou 60 anos no dia 24 de julho. Sua história, que é ilustrada no site da Capemisa, começa dois anos antes, em 1958, com a fundação do Lar Fabiano de Cristo, por Jaime Rolemberg de Lima, Prof. Carlos Juliano Pastorino, Francisco Candido Xavier, Divaldo Pereira Franco e outros. Em 1960, para manter o Lar Fabiano de Cristo, foi necessário criar a Capema - Caixa de Pecúlio Mauá, que, posteriormente, passou a se chamar Capemi - Caixa de Pecúlio, Pensões e Montepios-Beneficente.

A Capemisa Seguradora recebeu a autorização para operar como seguradora de vida e previdência em 2007. Com isso, a Capemi transferiu a sua carteira de contratos de clientes para a seguradora. No mesmo ano foi criado o Instituto Capemisa de Ação Social. Em 2008, a seguradora iniciou suas operações com o lançamento dos primeiros produtos individuais de seguros e previdência.

A Capemisa, hoje

Com a meta de estar entre as dez seguradoras independentes mais rentáveis até 2021, a companhia viu crescer sua carteira de vida, previdência e capitalização, com um aumento de 132% no resultado operacional dos últimos cinco anos. Em 2019, a receita operacional da companhia chegou a R$ 374 milhões.

De lá para cá, o presidente Jorge Andrade e sua diretoria implementaram um planejamento estratégico, tático e orçamentário, que reduziu em 38% as despesas administrativas. “Trouxemos transparência e uma gestão de orientação para resultados. Como uma seguradora especialista em vida, nosso principal ativo são as pessoas que trabalham com a gente. Essa sensação de pertencimento contribuiu enormemente com todas as estratégias para construirmos um caminho de crescimento”, afirma Jorge Andrade.

A companhia recentemente lançou a Central do Corretor e há novas entregas e previstas também para o Meu Portal Capemisa, o novo Portal de Clientes. Em relação à estratégia de segmentação, Jorge Andrade explica que a companhia busca entender as necessidades do cliente para formatar o produto que ele precisa. “Esse cuidado faz com que tenhamos as soluções de Vida para pequenas e médias empresas com maior aceitação e volume de cobertura. Fazemos questão de entender do negócio para criar diferenciais de flexibilidade e inovação, empoderando o corretor”, diz ele.    

Além do PME, a companhia passou a apostar na comercialização de títulos de capitalização, consolidando-se neste ramo, principalmente após novo marco regulatório, que instituiu a modalidade de filantropia premiável. A Capemisa Capitalização arrecadou R$ 426 milhões, em 2019, contribuindo para a melhora no resultado da sua controladora. A Capemisa também voltou a atuar com assistência financeira para funcionários públicos e militares das Forças Armadas, dentre outros.

Investimentos em Tecnologia

Os investimentos em tecnologia garantiram cotadores e processos digitais mais ágeis aos corretores. Outras entregas ainda estão por vir, como a assinatura digital, implantação, endosso e renovação onlines, negociação de inadimplência, aviso de sinistros. Todo o relacionamento com clientes e corretores será feito com um clique, preservando a mesma qualidade no atendimento.

Dentro de casa, a empresa investiu na implementação de um sistema de soluções que permitem ao colaborador trabalhar remotamente, já que todos os dados e arquivos estão na nuvem. Durante a pandemia, essas iniciativas garantiram o pleno desenvolvimento do negócio e vão permitir também que a Capemisa adote permanentemente o modelo de home office, sem qualquer prejuízo às operações.

“Conseguimos manter a continuidade do negócio porque nos preparamos para isso. O planejamento estratégico, tático e orçamentário tem feito grande diferença desde que assumimos, em 2015. Continuaremos nos estruturando para o crescimento dos negócios e melhor experiência dos nossos mais de 2 milhões de clientes, sobretudo com investimentos em tecnologia e inovação”, afirma Jorge Andrade.

Compromisso social

 A Capemisa Seguradora contribui para a assistência de crianças e idosos em vulnerabilidade social por meio do trabalho realizado pelo Lar Fabiano de Cristo. Atualmente são 49 unidades e instituições parceiras em todo o Brasil, beneficiando mais de 50 mil pessoas.

 

Fonte: CVG-SP, com informações da Capemisa