Clipping

CVG-SP avalia as tendências para o seguro discutidas no InsureTech Connect 2019

18/10/2019

O CVG-SP marcou presença na quarta edição do InsureTech Connect – ITC 2019, considerado o maior encontro sobre tecnologia e inovação em seguros do mundo, realizado nos dias 24 e 25 de setembro, em Las Vegas, Estados Unidos. Silas Kasahaya, presidente do CVG-SP, integrou a comitiva brasileira que participou do evento ao lado de mais de 7 mil congressistas de 60 países. Nos dois dias de evento, o ITC 2019 contou com as apresentações de mais de 275 palestrantes em três plenárias simultâneas e 60 diferentes painéis, somando cem horas de conteúdo.

Chamou a atenção de Kasahaya no ITC 2019 a tendência de expansão das APIs (Application Programming Interfaces) no seguro como meio de integrar empresas, viabilizar o surgimento de novos produtos e serviços e mudar a jornada do consumidor de seguros. Conceituadas como tecnologias de autenticação e autorização da interconexão entre empresas, as APIs são tidas como essenciais para a processo de transformação digital de vários segmentos, incluindo o seguro.

No caso de bancos, por exemplo, essa tecnologia permite a integração entre sistemas de diferentes instituições, possibilitando que correntistas acessem informações por meio de aplicativos de outros bancos. Atualmente, existem diversos exemplos de APIs que “abrem” seus códigos para uso em outros sites, como é o caso do Google Maps. No seguro, um bom exemplo é a insurtech Lemonade, que criou uma API pública que permite a qualquer empresa oferecer seguros em um aplicativo desenvolvido por ela.

Na visão de Kasahaya, o ITC 2019 demonstrou a importância da tecnologia para o ecossistema de empresas de seguros, sobretudo na criação de ferramentas que podem ser integradas por APIs, visando a melhoraria da jornada do cliente. “A integração entre várias empresas especializadas para construir ferramentas que se adequem à melhoria de processos nas seguradoras traz não apenas mais agilidade às operações e à toda cadeia, como também à jornada do cliente, desde a aquisição do seguro até o sinistro, se houver”, diz.

Dentre outras tendências apontadas no evento, Kasahaya destaca o uso de inteligência artificial para claims. Em sua avaliação, a tendência é que a inteligência artificial ocupe mais espaço nas operações de seguros para melhorar processos, como, por exemplo, a redução do prazo para pagamento de sinistros. “Este é um dos grandes desafios do mercado. Como conseguir fazer uma boa regulação de sinistros no momento em que o cliente mais precisa? ”, diz.

O uso da tecnologia pode ser tornar ainda mais inovador se aplicado para decifrar a decisão de consumo. Um dos temas do ITC 2019 foi a economia comportamental, uma nova ciência que estuda a decisão de compra com base em hábitos, experiência pessoal e regras práticas simplificadas. No âmbito do seguro, o presidente do CVG-SP considera que a economia comportamental pode ser a chave para aumentar o consumo.

“Na medida em que entendermos as mudanças de hábitos dos consumidores, poderemos melhorar a aceitação e a precificação do seguro com base nesses comportamentos. Se, por exemplo, o indivíduo tiver hábitos saudáveis que aumentem a sua longevidade, poderá ser beneficiado pelo seguro com um bônus. A tendência é que seguradoras comecem a mapear o comportamento para melhorar a precificação no futuro”, diz Kasahaya.

A Expo Hall, feira de negócios da ITC 2019, também chamou a atenção do presidente do CVG-SP. Mais de 200 expositores de diversas partes do mundo participaram da feira, apresentando produtos e soluções criados especialmente para o seguro.

“Vi muitas soluções que farão o nosso mercado ser diferenciado, desde ferramentas mais simples até mais complexas, que fazem reconhecimentos de voz, facial e leitura de íris”, diz. “O ITC 2019 foi um evento grandioso, que trouxe a oportunidade de conhecer as principais tendências que vão transformar a indústria de seguros”, acrescentou.

Fotos: Silas Kasahaya posou ao lado de diversos membros da comitiva brasileira no evento:

1 - Dr. Jairo Waitman, CEO da Samplemed. 2 - Tatiana Antoniazzi, gerente da MBM Seguradora. 3 - Fabiana Resende, diretora do Pasi. 44 - Luiz Longobardi, diretor da Lojacorr, Hélio Kinoshita, vice-presidente da Mitsui Sumitomo e Flávio Rodrigues, vice-presidente da HDI.

 

Fonte: CVG-SP