Clipping

Alunos avaliam positivamente transição para cursos online

29/06/2020

O isolamento social decretado após a pandemia de coronavírus trouxe um desafio para o CVG-SP e para as turmas de alunos de dois cursos que estavam em atividade, com aulas ministradas nas dependências da FECAP, parceira da entidade. Como concluir os cursos se as aulas presenciais estavam suspensas? A solução foi transformar as aulas presenciais em online.

O primeiro curso a migrar para o online foi o CSP - Certificação Técnica em Liquidação e Regulação de Sinistros de Pessoas. Em seguida, o curso Seguro Saúde e Análise de Contas Médicas também foi ajustado para o formato remoto. Para tanto, o CVG-SP providenciou uma plataforma online, com acesso dos alunos por meio de login e senha.

Um diferencial dessa mudança foi a decisão do CVG-SP, em comum acordo com alunos e instrutores, de manter as mesmas datas e horários dos cursos presenciais. Por isso, desde abril, todas as 14 aulas previstas no curso CSP foram ministradas em tempo real na plataforma online, no período noturno, às terças e quintas-feiras, como já era previsto.  O curso de Saúde seguiu o mesmo modelo.

Concluídos ambos os cursos, as duas turmas avaliam que o desafio foi superado com louvor. Para alguns, as aulas em tempo real não deixaram nada a desejar em relação à presencial, com as vantagens de dispensar o deslocamento e, ainda, de poderem ser assistidas posteriormente.

A seguir, os depoimentos de alunos e instrutores que passaram pelo desafio da transição dos cursos presenciais para online.

 

  • Curso CSP - Certificação Técnica em Liquidação e Regulação de Sinistros de Pessoas

"No início foi um pouco assustadora essa mudança para o online, era tudo novo e precisávamos nos adaptar a esse processo. Mas, foi muito proveitoso, até mesmo pelo fato de não termos de ir até à escola. Apesar de gostar das aulas presenciais, o formato online não deixou a desejar. Adquirimos até mais conhecimento por esse meio.

Agradeço muito ao professor Hermes Marques, em especial, não apenas pela competência, mas pela paciência e discernimento. Ele é um ótimo profissional, atento e sempre atualizado, com uma memória incrível. No final do curso e ele se lembrou de fatos que aconteceram lá no início, que nós alunos já tínhamos esquecimentos. Então, meu reconhecimento e elogio vai para ele.

Decidi fazer esse curso a partir de uma indicação. Agora, pretendo indicá-lo para várias pessoas e quero realizar outros cursos do CVG-SP”. Gabriela Santos (aluna)

 

“Procurei inicialmente o curso presencial porque nos últimos cincos anos venho fazendo muitos cursos online, incluindo pós-graduação. Procurava um curso no qual pudesse interagir, trocar ideias, conversar, levantar a mão e dizer que tinha dúvida, ouvir histórias de outras pessoas e contar as minhas.

Quando o curso foi interrompido, acreditei que seria por no máximo 40 dias. Mas, à medida que foi avançando, nos demos conta de que não haveria o retorno. O CVG-SP propôs fazer o curso online, mas não impôs, pediu a nossa opinião e a maioria concordou. O CVG-SP respeitou as limitações de todos.

Fiquei um pouco reticente, mas, de repente me vi em uma aula online e nos mesmos dias e horários, interagindo com outros alunos. Ou seja, o que buscava no curso presencial também tive no online e pude levantar a mão e dizer ao professor que estava com dúvida. Diferentemente dos cursos à distância, não precisei digitar num chat e esperar 1 hora para o professor responder. A resposta vinha na hora.

Tenho muito a agradecer porque foi uma visão diferente dos cursos online que já fiz. Gostei da turma, da escola e do professor, que é excelente. O curso me deu conhecimento muito amplo a respeito de regulação e do seguro. Tivemos a sorte de ter uma turma comprometida, respeitosa, educada e descontraída. O resultado não poderia ser melhor. Foi uma experiência única, singular. Um curso online, mas praticamente presencial”.  Hedilza Bastos (aluna)

 

 

A didática do professor Hermes é fantástica e o apoio da Lúcia, do CVG-SP, foi muito importante. Indicarei o curso para outros colegas do mercado e realizarei, se possível, outros cursos desse módulo. No momento, estou à disposição do mercado, mas isso não me abalou, tenho mais de 20 anos em seguros. Agora, estou em busca de uma recolocação”. Alexandre de Barros (aluno)

 

 

 

“Instrutor do CVG-SP desde 2008, fui surpreendido durante o curso de Sinistro de Pessoas com a interrupção das aulas presenciais, por causa da pandemia. O CVG-SP viabilizou a continuidade do curso de forma remota. O desafio criado foi superado a cada aula com a participação e colaboração dos alunos, do CVG-SP e com o suporte tecnológico da Oficina do Texto.

A aula presencial permite ter envolvimento maior com os alunos, mas o recurso tecnológico possibilita o compartilhamento de material em tela virtual. Concluo que o aprendizado foi bem recebido e assimilado pelos alunos.

A capacidade de adaptação aliada ao envolvimento e determinação de todos, possibilitou concluir o curso com sucesso no dia 9 de junho, deixando um legado positivo para continuidade e criação de novos cursos online. Adorei essa experiência, pois, o que parecia difícil, se tornou super útil e interessante. Os cursos online vieram para ficar e contribuir com a expansão do conhecimento”. Hermes Marques (instrutor)

 

  • Curso Saúde e Análise de Contas Médicas

"Trabalho na área se sinistros há quase dez anos e os cursos do CVG-SP sempre ajudaram a aprimorar o meu conhecimento e experiência. Em um momento de pandemia fomos bem amparados pelo curso online, com o mesmo conteúdo e atenção do presencial. Agradeço a oportunidade desse curso e estou pronta para os próximos, sejam online ou presenciais. O CVG-SP está sempre se atualizando". Aline Regina (aluna)

 

 

 

“Confesso que no início fiquei um pouco preocupada com as aulas online. Era tudo muito novo para mim, não havia passado por essa experiência e achava que seria mais difícil o entendimento à distância, que não iria assimilar direito a matéria e que fosse ficar um pouco tímida ao me relacionar com todos. 

Mas, com o passar do tempo fui gostando do processo, toda matéria foi se encaixando na minha cabeça. Além disso tínhamos a opção de rever as aulas gravadas, o que ajudou muito no dia a dia para estudar. A professora Izildinha nos ajudou em todo esse processo, dando toda atenção. Gostei dos dois formatos de cursos, online e presencial”. Mari Pereira (aluna)

 

 

"Fora do mercado de trabalho há algum tempo, vi no curso do CVG-SP uma oportunidade de aprender sobre novos produtos. Gostei muito, os cursos são ótimos, dinâmicos e o pessoal do CVG-SP é muito atencioso. O curso online vale muito a pena, mas depende muito do comprometimento do aluno. Quando puder, com certeza, farei outro curso. Agradeço a professora Izildinha pela paciência e o CVG-SP". Erika Jankovsky (aluna)

 

 

 

“A pandemia de coronavírus trouxe a necessidade de nos reinventar, mudar nossas rotinas e transformou o curso presencial em aulas online. O novo gera uma certa insegurança e em meio a crise nascem as oportunidades de fazer tudo diferente! 

Estamos quebrando paradigmas e o curso online demonstrou uma nova perspectiva de aprendizado!”. Izildinha Fidelis (instrutora)

 

 

Assita aos vídeos da última aula de cada curso, editados com todos os depoimentos ao vivo dos alunos:

http://www.cvg.org.br/tv-cvg.php?url=aula-22-curso-tecnica-de-saude-e-analise-de-contas-medicas

http://www.cvg.org.br/tv-cvg.php?url=aula-30-curso-de-csp-certificacao-tec-liq-reg-sinistros-de-pessoas

 

Fonte: CVG-SP | Texto: Márcia Alves